sexta-feira, 6 de abril de 2007

Sexta-feira santa

Hoje (já passa da meia-noite, mas ainda não amanheceu, portanto ainda é hoje) foi um dia em cheio(daquelas raras vezes que até foi bom e foi pra mim). Em vez de passar mais um feriado em casa de papo pró ar, decidi investir na minha cultura e ir até Sintra. Como não se podia comer carne, e eu tenho um certo medo de ir pró inferno(sou uma pessoa que sofre muito com o calor) agarrei num tupperware de croquetes, numas sandochas de atum, e montei-me no meu cavalo(ou carro) branco em direcção à Quinta da Regaleira. Quem nunca ouviu falar de tal sítio tem sempre o google pra pesquisar, mas como eu sou um gajo porreiro vou transcrever pra aqui um texto de um gajo muito porreiro que eu não sei quem é(mas acredito que seja porreiro e não me peça pra pagar direitos de autor), mas que tem ar de ser entendido no assunto.

"Apesar da diversidade de trajectos do Jardim da Quinta da Regaleira, todos nos conduzem a um monte de pedras erguidas, com aparência de menir; e eis que uma curiosa porta de pedra roda, impulsionada por mecanismo oculto nos permite a entrada para um outro mundo.

É um magnífico poço, uma espécie de torre invertida que submerge nas profundezas da terra. De quinze em quinze degraus se desce os nove patamares desta imensa galeria em espiral, sustentada por inúmeras colunas. Lá no fundo sobressai uma “cruz templária”, aliada a uma estrela de oito pontos. Era precisamente aqui neste “Poço iniciático”, que se fazia o ritual relacionado com “exoterismo” uma vez que descendo até ao fundo do poço, era como se chegássemos ao “inferno”, ou “mundo submerso” …

E depois de seguir por um caminho subterrâneo em total escuridão, uma luz ao fundo do túnel nos espera, assim como, cenários de cascatas de água e nuvens de vapor, nos simulavam as entradas para este universo singular, uma vez que, com a purificação da luz e com o andar sobre a água, por passagens de pedra que parecem flutuar à superfície dos lagos, nos traria a “limpeza espiritual”."

Alguns leitores na inocência da sua mariquice perguntam: "Mas que me interessa este palavreado todo?" E eu respondo: - Tinha de escolher uma das 100 fotos que tirei pra por aqui, e como a cultura não é coisa que abunde na maioria dos meus leitores(se abundasse liam coisas com jeito, não perdiam tempo com isto...), o excerto atrás transcrito serve de introdução para a foto da minha pessoa no fundo do mágico poço iniciático...Sim, mágico, olhem eu a fazer magia!E sem mãos!



Nenhum comentário: