sexta-feira, 11 de novembro de 2011

11/11/11 11:11:11


Depois de de ter passado

01/01/01 às 01:01:01, 02/02/02 às 02:02:02, 03/01/01 às 03:03:03, 04/04/04 às 04:04:04, 05/05/05 às 05:05:05, 06/06/06 às 06:06:06, 07/07/07 às 07:07:07, 08/08/08 às 08:08:08,
09/09/09 às 09:09:09, e 10/10/10 às 10:10:10, entre outras, alguém finalmente se lembrou que dia 11/11/11 11:11:11 era uma data mesmo à maneira para se inventar teorias de conspiração, do apocalipse, ou do ****lho-a-7.

E eu também tenho algumas teorias sobre quem inventou isto:

1) Foi empalitado recentemente e o nº 11 subiu-lhe à cabeça (literalmente)
2) Afinal só tenho mesmo essa teoria, não me tou a lembrar de mais nada...
3) A não ser que seja por causa de passado mais de um ano desde a última vez, eu tenha voltado a escrever neste energúmeno espaço, o que constitui realmente uma catástrofe blogosférica.

Contudo esta data mística lembra-me também a mim algo, que é concretamente a data que simboliza, ou seja, o dia de S.Martinho.

Reza a Wikipédia que...por falar em reza, sabem qual é a diferença entre o Papa e um Mercedes? É que o Papa reza, e o Mercedez-Benz... e era isto, obrigado e bom dia!
.
.
.
.
.
.
.
.
Queriam mais era? Pronto, então...
Agora a sério, reza a lenda que um soldado Romano, de seu nome Martinho ía a atravessar os Alpes (os Alpes? Um gajo tira com cada merda da Wikipédia, nunca me contaram isto nos Alpes...). Lá no alto fazia muito frio e vento (não seria na Guarda, ou em Bragança??) e apareceu-lhe, então, um mendigo quase nú pedindo-lhe esmola (pois, eu vi logo que não podia ser em França, a pedir esmola foi cá de certeza). Martinho, que nada tinha para lhe dar, puxou da espada e com um golpe rasgou a sua capa, oferecendo metade ao mendigo para ele se cobrir (rasgou a capa? Queres ver que o Martinho também andava na Tuna?). Mais adiante, surge outro mendigo, a quem Martinho oferece a outra metade da capa, prosseguindo a sua viagem (Dois Mendigos? Mau, vamos a ver e afinal foi na linha verde do metro de Lisboa...) Mas, conta a lenda (mas afinal a lenda conta, ou a lenda reza, em que é que ficamos?) que imediatamente o frio cessou, dando lugar a um lindo dia de Verão. Deus recompensara assim Martinho por ele ter sido tão piedoso, partilhando a capa que tinha para se agasalhar. E para que jamais se apagasse da memória dos homens este acto de bondade, Deus suspende, nesta altura do ano, durante três dias o tempo frio, para que sorriam o céu e a terra com a benção dum sol radioso - É o Verão de São Martinho.

E foi mais ou menos história que todos fomos brindados na infância, e nos traz à memória belas recordações. A mim o que mais me lembra o S.Martinho é...pois claro, a Jeropiga! Isso sim foi um raio de sol, um néctar que Deus nos deu para que os homens nunca se esqueçam de empurrar as castanhas ao ficarem embuchados.

Fiquem portanto com a receita, que acredito piamente ter chegado a constar da 1ª página da Biblía, mas Deus nosso senhor deve tê-la arrancado para apontar as tarefas que tinha para os 7 dias a seguir.

Ingredientes

15 Lts de vinho mosto
5 Lts de aguardente bagaceira com 21º
Barril de madeira de castanho de 20 Litros

Preparação/Confecção

Depois de pisadas as uvas, bem maduras, (brancas para fazer jeropiga branca ou pretas para fazer jeropiga tinta) tiram-se do balseiro de madeira ou do tanque de cimento 15 litros de mosto, no dia seguinte às uvas serem esmagadas.
Coloca-se este mosto no barril de madeira, previamente demolhado,lavado e escorrido (deve estar bem seco), tendo-se o cuidado de deixar já a torneira de madeira colocada.
De seguida adiciona-se a aguardente.
Coloca-se a rolha, devendo o barril ficar hermeticamente fechado, utilizando-se sebo ou cera derretida, para que fique completamente vedado e não se verifique a fermentação do mosto.
Deixa-se assim durante um período de 3 a 4 meses. Findo este tempo a jeropiga está pronta a ser consumida.

Posto isto, fica no ar a questão, como é que o Boquinhas, a mais famosa tasca da cidade de Viseu e talvez do país, consegue ter Jeropiga, da boa, durante todo o ano? Mistério...

Um comentário:

Lena Monteiro disse...

Ai k saudades do boquinhas.. é que para além de ter jeropiga todo o ano é boa todos os dias.. :)